top of page

DE NUTRICIONISTA E LOUCO TODO MUNDO TEM UM POUCO


Desculpe-me pelo trocadilho, mas essa frase combina muito com o que vejo por aí. Parece que todo mundo sabe muito sobre alimentação, cada um tem seu próprio segredo pra emagrecer. Você pode, andando pela cidade, ouvir amigas comentando sobre chá de hibisco e uma delas falar que " tomando chá de hibisco certinho por quatro dias, você começa a quebrar as gorduras da barriga"; a blogueira fitness que acha que todo mundo tem que ter uma coleção de barrinhas de cereal; ou ainda aparece uma multidão de críticos da Rita Lobo, por ela ,simplesmente, não usar iogurte e óleo de coco em sua maionese. Quem nunca se sentiu perdido em meio a tantas informações, que atire a primeira pedra!

O simples ato de comer de repente se tornou um bicho de sete cabeças. Não pode isso, não pode aquilo. Vou começar tentando deixar claro, uma alimentação saudável não precisa ter óleo de coco, pode ter glúten e lactose (se você não tiver uma intolerância) e não precisa de doses diárias de batata-doce. Se você acha que dieta boa tem quer isso, seu conceito de alimentação saudável está deturpado. Como disse no último post, uma alimentação saudável não deve ser penosa. Uma alimentação saudável é mais simples do que você pensa, é uma volta ao passado (não precisa ser na era paleolítica). Se você tiver o dom de viajar no tempo, imagine a época que a sua avó tinha a sua idade.


Naquela época, as pessoas não comiam carboidrato, proteína, lipídio e antioxidante, mas sim arroz, feijão e salada. Ao invés de procurar por diet e light no mercado, as pessoas procuravam pelo alimento mais fresco, a laranja mais suculenta. Eles não deixavam de comer feijão porque a celebridade da época não comia, mas tentavam manter as tradições vivas, mesmo sem saber, usando o cardeninho de receita de suas mães. Aí está o pulo do gato, a base de uma alimentação saudável está em colocar comida de verdade no prato, no cuidado de preparar o bolo para o café da manhã, o planejamento de congelar o feijão para almoçar na semana. em desembalar menos e descascar mais.

Eu sei, a sua vida é corrida, mas de quem não é? Você precisa trabalhar durante o dia todo, chegar em casa e estudar pra pós, brincar com as crianças (pode ser com os seres de quatros patas também). Esse lance de dieta precisa de planejamento, organização e ,provavelmente, vai fazer você voltar pra cozinha. Mas tudo isso pode ser prazeroso e com certeza é menos difícil do que tentar adivinhar o que aquele tanto de nome difícil significa no rótulo dos produtos. Comida de verdade é aquela mais próxima da natureza; que não precisa de publicidade; aquela que faz a família se reunir na mesa e que abraça a alma.

Se preocupe mais em reunir os amigos e fazer aquele jantar gostoso regado a muitas risadas, a ensinar seus filhos a origem dos alimentos (de onde vem o frango da bandejinha), compre mais os alimentos da estação e menos os "das modas". E deixe a preocupação com os nutrientes e as interações com o organismo para as/os nutricionistas. Afinal, eles passam no mínimo quatro anos em uma faculdade só estudando isso.



- Por uma alimentação com menos frescura e mais alimentos frescos


Autoria: Sarah Jhayse

Revisão: Adriana Campos*


* Espero que você tenha aquele amigo que te mostre onde você precisa melhorar.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page