top of page

LIVRE DEMANDA DE AMOR

Amamentar é um ato de amor, de doação, de carinho. A mãe com o pequeno em seus braços fornece o melhor alimento do mundo para sua criança, seu próprio leite. Sabemos da importância desse alimento para a saúde da criança. O aleitamento materno exclusivo (sem a oferta de água, sucos ou chás) até os 6 meses e o aleitamento complementar até os 2 anos, reduz o risco de diversas enfermidades, como anemia, infecções e obesidade, auxilia no desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. Além disso, o Ministério da Saúde ressalta as vantagens para a saúde da mulher como a diminuição do sangramento pós-parto, redução dos riscos de desenvolvimento de anemia, câncer de mama e de ovário, e o auxílio para a perda de peso pós-gestacional. No entanto, nem tudo são flores e algumas mães podem passar por algumas dificuldades durante o período de lactação.

É comum o relato de dores, sangramentos e ingurgitamento mamário. Tais fatores podem deixar as mães aflitas. O começo pode ser doloroso e até desesperador, mas mantenha a calma. Existem algumas orientações que podem te ajudar, e assim garantir que o momento do aleitamento seja mais tranquilo para você e para o bebê.


Se você tiver passando por algum desses problemas, siga as recomendações abaixo:


MAMAS MUITO CHEIAS E DOLORIDAS:


-Amamente em livre demanda (sempre que o bebê quiser);

-Retire o leite manualmente ou com o auxílio de uma bomba


Depois de alguns dias, você sentirá as mamas mais vazias e menos doloridas.


BLOQUEIO DOS DUCTOS:


Algumas vezes, os canais que drenam o leite podem ficar obstruídos. Se isso ocorrer, você poderá sentir um nódulo doloroso e com coloração avermelhada, em uma área da mama. Para tratar o bloqueio do ducto:


-Evite usar roupas muito apertadas e opte por um sutiã confortável, com bom suporte, mas que não comprima a mama;

-Experimente novas posições para amamentar até que encontre uma posição mais confortável;

-Faça massagens nas mamas, pressionando, com os dedos, a região afetada;

-Caso a criança não consiga esvaziar a mama, realize a ordenha da mama.


FISSURA OU RACHADURA:


- Inicie a mamada pela mama menos afetada;

-Ordene manualmente um pouco de leite antes da mama, para assim desencadear a ejeção de leite e evitar que o leite fique "empedrado"

-O próprio leite materno é um excelente cicatrizante, utilize-o após a mamada.

-Se estiver com muita dor, vermelhidão ou febre, consulte um médico ou procure um banco de leite para receber orientações.

-A melhor maneira de se evitar as fissuras é colocar o bebê para sugar em posição correta e em livre demanda.


Veja aqui esse vídeo, sobre a pega correta, elaborado pela Sociedade Brasileira de Pediatria em parceria com o Ministério da Saúde.



A amamentação é uma das experiências mais emocionantes da vida de uma mulher, faz bem para o bebê e para a mãe. Se você é familiar de alguém que está passando pelo período da amamentação, demonstre seu apoio e auxilie a mãe, seja reconhecendo a importância da amamentação ou até auxiliando nos afazeres domésticos. Todo apoio é bem-vindo.


Se você ainda possui alguma dúvida, procure o Banco de Leite Humano da sua cidade. Essas instituições possuem equipes que podem orientar as mães durante a amamentação. Se você mora em Goiânia, procure os serviços da Maternidade Nascer Cidadão ou da Maternidade Dona Íris.


-Amamentar é um ato de amor e apoiar é um ato de cidadania.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page